
Micose de Unha
A Onicomicose ou popularmente conhecida como Micose de Unha é um fungo comum que se aloja nas unhas e no tecido dos dedos pés. Seu contagio acontece geralmente contato com animais, no solo ou por alicates e tesouras contaminadas.
As unhas dos pés são as mais afetadas, devido o ambiente úmido escuro e aquecido encontrados dentro dos sapatos que favorece o crescimento do fungo.
Sintomas comuns:
- Engrossamento
- Alteração da cor para tons mais escuros ou amarelos
- Mau cheiro
- Descamação
- Fraqueza e quebra
Tratamento com Óleo Essencial de Melaleuca
A Melaleuca (Melaleuca Alteranifolia) é uma planta australiana que se adaptou bem ao Brasil. Tem ações bactericidas e fungicidas com comprovação científica e reconhecimento internacional na ação contra bactérias e fungos comuns.
Atualmente, o óleo essencial vem sendo muito utilizada para diversos tipos de afecções cutâneas, sobretudo as provocadas por fungos e bactérias como micoses de unha, frieiras, furúnculos, candidíase, psoríases, acnes etc.

Como utilizar o óleo essencial de Melaleuca no tratamento da micose
O tratamento de micose é um processo demorado que precisa de acompanhamento frequente de profissionais Dermatologistas e Podólogos.
É preciso manter uma disciplina e manter a aplicação diária. O tratamento pode demorar até 12 meses. Por isso, não desista!

Como aplicar:
• Para um uso seguro, indicamos a diluição de 3% em óleo vegetal carreador e aplicação diária.
• Repetir o seu uso 2 vezes ao dia, até que a infecção seja curada.
Cuidados complementares e preventivos
Mantenha a saúde dos seus pés com óleo essencial de Melaleuca. A Madreselva desenvolveu um Creme Hidratante para os Pés e um Desodorante Spray para os Pés e Calçados, fórmulas naturais com óleos essenciais que atuam diretamente no controle de fungos e bactérias.

Créditos:
Este post utiliza os estudos feitos e apresentados no artigo:
Atividade fungicida do óleo essencial de Melaleuca alternifolia aplicado em um creme hidratante para controle dos fungos Trichophyton mentagrophytes e Candida albicans. Revista Eletrônica Multidisciplinar UNIFACEAR, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 1–15, 2024. Disponível em: https://revista.unifacear.edu.br/rem/article/view/80. Acesso em: 26 mar. 2025.